Suplente toma posse após vereador Chico 2000 ser afastado por suspeita de corrupção em Cuiabá
12/02/2026
(Foto: Reprodução) Vereador, servidores e empresários são os alvos de investigação em Cuiabá
Com o afastamento do vereador Chico 2000, a Câmara Municipal de Cuiabá empossou, nesta quinta-feira (12), o primeiro suplente Fellipe Corrêa (PL) na vaga deixada pelo parlamentar. Chico, que atualmente está sem partido, foi afastado em janeiro por suspeita de envolvimento em esquema de corrupção, e é investigado na operação Gorjeta.
Esta é a segunda vez que Fellipe Corrêa assume a cadeira como suplente. A primeira ocorreu em maio de 2025, quando Chico foi afastado no âmbito da Operação Perfídia em abril, mas voltou a ocupar a cadeira em setembro.
Para assumir o mandato na Câmara, Fellipe Corrêa deixou o cargo de secretário municipal de Relações Institucionais. A pasta ainda não tem um novo representante.
Operação Gorjeta
A Operação Gorjeta investiga um suposto esquema de desvio de recursos públicos na Câmara Municipal de Cuiabá e na Secretaria Municipal de Esportes. Além dos mandados de busca e apreensão, a Justiça havia determinado o afastamento de investigados de funções públicas e o bloqueio de bens.
Ao todo, foram autorizadas 75 ordens judiciais, entre elas 12 mandados de busca e apreensão e 12 determinações de acesso a dados armazenados em celulares e outros dispositivos eletrônicos. As medidas foram expedidas pelo Núcleo de Justiça do Juiz das Garantias de Cuiabá.
Segundo a investigação, o parlamentar teria destinado mais de R$ 3 milhões, por meio de emendas parlamentares, ao Instituto Brasil Central (Ibrace) entre 2023 e 2025. Os recursos seriam utilizados para a realização de corridas de rua, mas a polícia aponta que parte do dinheiro teria sido desviada para outros fins, incluindo a reforma de um imóvel ligado ao vereador.
Felipe Corrêa deixa secretaria muncipal e assume vaga na Câmara
Câmara de Cuiabá